Tudo que é preciso para trabalhar como Fiscal do Enem 2018

Atualizado em: 15.06.2018

by Enem 2018 on 19/04/2018

in Enem, Enem 2018, Fiscal

Como trabalhar de Fiscal do Enem 2018. O Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorre anualmente em nosso país, é hoje considerado como o mais importante e democrático meio de ingresso no ensino superior. Através do ENEM, os estudantes visam a utilização da nota obtida nas avaliações em vestibulares, financiamentos estudantis e programas de bolsas de estudos.

A organização do Exame fica por conta do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia subordinada ao MEC (Ministério da Educação).

Sendo assim, o INEP é responsável pela elaboração do edital do ENEM 2018, que fornece, dentre outras informações, aquelas relativas ao calendário oficial de realização das inscrições e realização das provas. É também de responsabilidade do INEP a elaboração e divulgação de todas as regras que deverão ser seguidas por aqueles que desejam atuar como fiscais do Enem.

Em 2018, o Exame Nacional do Ensino médio ocorrerá no segundo semestre. E, embora as datas ainda não tenham sido divulgadas, provavelmente tudo ocorrerá tal como nas edições anteriores, com a aplicação das provas entre os meses de outubro e novembro.

Devido à sua magnitude, a realização do Enem conta com a participação não só dos milhares de estudantes que são submetidos às avaliações, pois, para que seja garantida a lisura do exame, é de suma importância a figura dos “fiscais”, também chamados de “colaboradores”, que atuam, principalmente, nos dias de aplicação das provas.

Neste artigo, iremos explicar sobre o procedimento e requisitos para que você possa ser fiscal do ENEM 2018.

Quem Pode ser Fiscal do Enem 2018?

Como funciona o Enem 2018 para TreineirosNormalmente, os colaboradores (fiscais) do ENEM são pessoas que, de algum modo, estejam no meio acadêmico, destacando-se aqueles que já possuam vínculos com institutos, faculdades e universidades. Sendo assim, é comum que os selecionados para trabalhar como fiscais do ENEM sejam professores, técnicos, secretários e, inclusive, os próprios alunos, desde que maiores de 18 anos.

Além disso, os voluntários que em outras edições já trabalharam na realização do Exame costumam ter preferência na seleção, pois assim já passaram pelo treinamento e capacitação necessários.

Como se inscrever para ser Fiscal do Enem 2018?

Os interessados para o cargo de fiscal do ENEM 2018 poderão se inscrever de duas maneiras: através da internet ou presencialmente, nas escolas, faculdades e universidades nas quais as provas serão aplicadas. Geralmente, a inscrição para o processo seletivo dos fiscais do ENEM inicia-se nos dois meses antecedentes aos da realização do Exame.

Através da internet, a realização da inscrição para o processo seletivo de fiscal do ENEM pode ser feita no site da Fundação CESGRANRIO, bem como no site da CESPE, pois ambas são instituições que auxiliam o INEP na organização e realização do Exame Nacional do Ensino Médio.

A CESGRANRIO é responsável pelo Sistema de Alocação de Colaboradores (SAC), e disponibiliza, em seu site, um formulário que deverá ser preenchido pelo interessado em ser fiscal do ENEM 2018, cujas principais informações requisitadas são o endereço de e-mail válido e o número de CPF (Cadastro Nacional de Pessoas Físicas).

Importar esclarecer que o cadastro realizado junto à CESGRANRIO poderá ser utilizado para seleção de colaboradores de outros certames organizados pela instituição, e não só para o ENEM.

Procedimento similar deve ser seguido no site da CESPE, que também é responsável pela cadastro e seleção dos interessados em trabalhar como fiscais do Exame Nacional do Ensino Médio.

Após a seleção, os fiscais do ENEM deverão participar de palestras e treinamentos, que têm como objetivo a capacitação para os trabalhos que serão desempenhados nos dias de aplicação das provas.

Quais São as Responsabilidades do Fiscal do Enem 2018?

É importante destacar que a função de fiscal do ENEM não se limita apenas em fiscalizar o ambiente interno da sala onde os estudantes se acomodam para realização das avaliações.

Isto porque ser fiscal do ENEM subdivide-se nas seguintes especialização: chefe de sala, coordenador do local, assistente de local, aplicador, aplicador especial, fiscal de banheiro, fiscal de volante e pessoal de apoio, que deverão desenvolver, além de atribuições específicas de cada função, as seguintes tarefas comuns a todos os cargos: garantir a organização do ambiente de realização das provas; receber os inscritos e conferir seus documentos; estar atento a qualquer incidente anormal que possa colocar em risco a realização das avaliações; dentre outras funções, fazer uma análise ampla do ambiente e segurança dos locais de avaliação.

Quanto ganha um fiscal do Enem e como é feito o pagamento.

Fiscal do Enem 2018O fiscal do ENEM 2018 é remunerada e o seu valor varia conforme os cargos citados acima. Em 2017, o valor das remunerações variou entre R$ 80,00 e R$ 220,00, para os dois dias de serviços prestados.

Em 2018, a previsão é a de que os valores não serão muito diferentes do que foi pago na edição anterior do Exame.

O pagamento da remuneração dos fiscais do ENEM 2018 é efetuado de forma integral, geralmente no mês seguinte àquele em que ocorreram as aplicações das provas. Este pagamento poderá ser feito de duas maneiras: mediante ordem de pagamento ou depósito bancário, somente em agências do Banco do Brasil.

Através da ordem de pagamento, o fiscal do ENEM deverá comparecer à agência bancária e apresentar o seu CPF, quando a remuneração lhe ser entregue. Já o pagamento através de depósito bancário é realizado para os fiscais que informaram para a organização do Exame os dados de sua conta corrente.

Todas essas informações são repassadas durante a capacitação dos selecionados para o cargo de fiscal do ENEM.

Tudo que é preciso para trabalhar como Fiscal do Enem 2018
4.6 (92%) 10 votos

Sady Carlos De Souza Junior abril 20, 2018 às 17:24

Gostaria de me inscrever para ser fiscal das provas do ENEM.

Responder

Andreza de Oliveira abril 28, 2018 às 07:05

Meu nome é Andreza de Oliveira, tenho 36 anos, sou professora de Educação básica
e leciono no município de Itupeva. .Gostaria de me inscrever para ser fiscal do ENEM.

Responder

Gabriel Dória de Carvalho abril 27, 2018 às 10:11

É importante porque é mais um ponto positivo no curriculo

Responder

jessica mota maio 16, 2018 às 11:59

ola gostaria de participar do enei

Responder

jessica mota maio 16, 2018 às 12:00

gostaria de ser fiscal do enei

Responder

maria do socorro dos santos soares soares maio 24, 2018 às 17:29

SOU DE LIMOEIRO DO NORTE-CE QUERO MUITO SER FISCAL NO ENEM, AGUARDO A GENTILEZA DA RESPOSTA.

Responder

EURIPEDES EUGENIO junho 1, 2018 às 06:22

Gostaria muito de trabalhar como fiscal do Enem e aguardo uma resposta por favor! Obrigado…

Responder

Dione Pinneiro Lourenco julho 15, 2018 às 18:59

Me chamo Dione e gostaria muito de trabalhar na aplicação das provas do Enem do ano 2018. Deste já agradeço!

Responder

Célia Coutinho da silva julho 30, 2018 às 23:57

Meu nome é Célia, gostaria de trabalhar no ENEM 2018

Responder

Maria jurema de Souza julho 31, 2018 às 20:44

Gostaria de saber porque o upload de arquivos de fotos não está completando. Estou tentando fazer a inscrição para trabalhar no Enem, e quando chega na parte do cadastro, o upload não completa. Acedito estar fazendo corretamente, mas aparece a mensagem: a operação de mover o arquivo do uplouad, não foi realizada corretamente. Por favor, poderia me ajudar?

Responder

Flávia Peranovichi Ferraz agosto 15, 2018 às 09:30

Bom dia!
Fiz minha inscrição , foi concluída!
Não consigo entrar para acompanhar, não sei quando vai começar a capacitação, como será…
Por favor mandar informações.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: